Muito tem se falado sobre a influência da tecnologia na vida de todos nós, que sem ela o homem ainda estaria correndo atrás das informações e que as mesmas nos chegariam de maneira muito lenta.
Através dela foi possível o homem chegar á Lua e desbravar este Universo fantástico que se mostra tão misterioso aos nossos olhos de expectadores curiosos.
O rádio foi um dos instrumentos tecnológicos pioneiros na tarefa de trazer informação, entretenimento e cultura para toda a sociedade, a partir dele a informação chegou aos nossos lares de maneira democrática e nos deixou a par do que estava acontecendo em nosso entorno e no mundo, muitos programas educativos foram lançados e a sociedade teve acesso à cultura sem sair de casa.
Após a Segunda Guerra Mundial a televisão veio complementar essa tarefa e a divulgação se tornou mais atrativa e temos hoje diversos canais educativos, programas diversos criados pelo MEC e demais órgãos públicos com esse fim.
A computação se popularizou e chegou aos nossos lares, a Internet descortinou um mundo imenso de novidades e informações, pudemos ampliar a nossa rede de relações além continentes em tempo real!
E a escola? O que nós educadores podemos fazer para utilizar esses recursos todos a favor da democratização da educação? Como tornar nossos alunos interessados e nossas aulas mais atrativas promotoras de aprendizados significativos com sentido dado e reconhecido por todo alunado?
A escola tem a seu favor uma gama imensa de possibilidades tecnológicas, porém há que se superar paradigmas metodológicos e didáticos para que possam ser utilizados de maneira eficiente; entre eles está a concepção de educação aliada a uma avaliação que impulsiona o sujeito ao sucesso e não a exclusão.